Os 3 principais tipo de estamparia


Silk Screen ou Serigrafia

Silk Screen: Ou serigrafia na língua portuguesa, é um tipo de impressão através de matrizes serigráficas, que são esticadas em quadros de madeira, alumínio ou aço. O processo de impressão consiste em vazar a tinta através da tela preparada. A matriz é gravada por fotossensibilidade.

A serigrafia é utilizada para a impressão de materiais como malhas, tecidos, couro, plásticos, metal, madeira, papel, vidro, porcelana, concreto e tantos outros que requerem testes prévios de aderência.

Além disso, esta técnica é bastante versátil, possibilitando a obtenção de diversos resultados como cores foscas, brilhantes, fluorescentes, fosforescentes, metálicas, alto relevos, devores, craquelados e tudo que sua imaginação possa criar.


Sublimação Sublimação é uma técnica super moderna na qual a estampa é impressa em um papel sublimático e, com a utilização de uma prensa térmica ou calandra, a imagem é transferida para o tecido, dando muito mais durabilidade ao desenho, sem desbotar ou descascar, com cores vivas em alta definição.


A sublimação é o processo de transferência de um certo tipo de tinta específica para sublimação, para um papel, e então é transferido para um material compatível usando calor para que a tinta de sublimação realmente se infunda no material e eles se tornem um! A sublimação funciona somente com malhas e tecidos cuja composição do fio seja poliéster. Outros materiais também podem ser estampados com sublimação, desde que a matéria prima tenha composição de poliéster e seja própria para sublimação. Quanto maior a porcentagem de poliéster, mais vibrantes e permanentes serão as cores

Transfer Digital (DTF)

A Técnica de Transfer Digital ( DTF > Direct To Film > Direto para o Filme) é feita através da impressão do desenho em Filmes especiais que posteriormente são termo transferidos em prensas térmicas em diversos tipos de materiais. Podendo ser aplicado em malhas e tecidos, de cores claras ou escuras, podendo ser de qualquer tipo de composição (fio natural, sintéticos, mistos, com elastano ou lycra), em couro natural ou artificial que suportem temperatura de 120°C por 15 segundos.


8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo